A história escolar à luz do seu olhar: relatos de alunos com deficiência visual

  • Maria Rita Vitor Martins Rodrigues Instituto Federal do Mato Grosso, Campus São Vicente.
  • Márcia Gorette Lima da Silva Instituto de Química e do Programa de Pós?Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Resumo

Discussões sobre inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola vêm crescendo tanto no âmbito internacional como no nacional. Tal discussão se incorpora nos discursos e ações na instituição escolar e na formação docente. Esta investigação parte da necessidade de levantar elementos para (re)pensar propostas de inclusão de jovens com deficiência visual no Instituto Federal do Rio Grande do Norte após a criação do núcleo de apoio. Intenciona?se conhecer a voz de jovens cegos e, a partir de suas experiências sinalizar os caminhos e descaminhos tomados pelo núcleo de apoio. Optou?se por utilizar elementos metodológicos apoiados na história de vida de dois alunos cegos desde a infância até a entrada no ensino superior. A partir das respostas, emergiram as seguintes categorias: a infância e o papel da família; a trajetória escolar; e, por fim, as ações do núcleo de apoio, dividindo?se em atitudes inclusivas e obstáculos. A primeira categoria resgata as ações da família no processo de ensino?aprendizagem. A segunda categoria trata do início da educação formal. A última categoria analisa o processo de inclusão na instituição, na percepção dos próprios alunos. Os resultados sinalizam para a necessidade de ações partilhadas entre família, docentes, colegas na instituição escolar e outros profissionais que garantam a inclusão desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Vitor Martins Rodrigues, Instituto Federal do Mato Grosso, Campus São Vicente.
Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pedagoga no Instituto Federal do Mato Grosso, Campus São Vicente.
Márcia Gorette Lima da Silva, Instituto de Química e do Programa de Pós?Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professora do Instituto de Química e do Programa de Pós?Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bolsista CAPES de Estágio Sênior (Processo no 4394?13?9).
Publicado
24-02-2015
Como Citar
Rodrigues, M. R. V. M., & Silva, M. G. L. da. (2015). A história escolar à luz do seu olhar: relatos de alunos com deficiência visual. Revista Polyphonía, 24(1), 153-173. https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34130