As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio

  • Renata Venturim Bernardino Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
  • Sandro Luiz Modesto Prefeitura de Cariacica (PMC).

Resumo

Apresenta?se uma análise comparativa das Representações Sociais (RS) de estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) ? Campus Colatina sobre as disciplinas de Sociologia e de Filosofia, oferecidas em cursos técnicos integrados com o ensino médio regular. A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, documental e empírica quali?quantitativa. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários semi?estruturados a estudantes dos cursos técnicos de edificações e de administração. Foi utilizada a técnica de associação livre de ideias ou palavras para os objetos “disciplina de Sociologia” e “disciplina de Filosofia”. A análise dos dados foi apoiada no modelo teórico das RS de Serge Moscovici e Jean?Claude Abric e nas abordagens histórico?críticos de autores como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. Os resultados dessas pesquisas evidenciaram que as RS dos estudantes provêm do currículo praticado. A análise confirmou que a forma como ambas as disciplinas estão inseridas contribui para a invisibilidade de suas especificidades, como um empreendimento intelectual marginal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Venturim Bernardino, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
Sandro Luiz Modesto, Prefeitura de Cariacica (PMC).
Docente de Filosofia da Prefeitura de Cariacica (PMC) e ex?professor contratado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES ? Campus Vitória).
Publicado
24-02-2015
Como Citar
Bernardino, R. V., & Modesto, S. L. (2015). As representações dos estudantes do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Campus Colatina acerca das disciplinas de Sociologia e Filosofia em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Revista Polyphonía, 24(1), 67-81. https://doi.org/10.5216/rp.v24i1.34125