Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista

  • Divina Rosângela de Souza Costa Dias Senac Goiás
  • Joana Peixoto PUC Goiás

Resumo

Baseia-se em pesquisa de mestrado em educação (desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Goiás [PUC]) que aborda as formas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores do curso de licenciatura em matemática da PUC Goiás. Ele parte da análise da atual política brasileira de formação de professores, que propõe programas aligeirados, formando em massa professores polivalentes e competentes nas habilidades necessárias para torná-los produtivos para o mercado. No que diz respeito ao uso das TIC pelos professores pesquisados, observam-se práticas que oscilam entre a abordagem instrumental e a abordagem determinista, ora tomando as tecnologias como meios neutros, ora as considerando como portadoras de um novo paradigma pedagógico.

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Biografia do Autor

Divina Rosângela de Souza Costa Dias, Senac Goiás
Professora da Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Mestre em educação.
Joana Peixoto, PUC Goiás
Professora do Programa de Pós ?Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em ciências da educação.
Publicado
09-02-2015
Como Citar
Dias, D. R. de S. C., & Peixoto, J. (2015). Formação de professores de matemática e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação: entre uma abordagem instrumental e determinista. Revista Polyphonía, 23(2), 219-235. https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33923