A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino

Autores

  • Taís Borges Costa Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG
  • Marcela Peixoto dos Santos Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG
  • Daniel Orsi Laranjeira Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG.
  • Lorena Dall’Ara Guimarães Cepae/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16307

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o grau de informação dos alunos do Ensino Fundamental sobre o bioma Cerrado e, além disso, propôs verificar a existência, ou não, de diferenças entre a percepção dos alunos de escolas públicas e de escolas particulares sobre este tema. Avaliouse, ainda, a abordagem dos livros, adotados por estas escolas como instrumento de ensino, relacionando-os com a percepção dos alunos. Não foi observada diferença entre as escolas públicas e particulares em relação ao número de acertos por questionário. Dentre as escolas particulares, a categoria do bioma mais citada foi a descrição do Cerrado com árvores pequenas e troncos retorcidos. Para as escolas públicas a categoria mais citada foi a valorização do bioma. A partir da análise dos livros didáticos, verificou-se que os tópicos mais abordados nestes são: solo, vegetação e localização geográfica. Os temas conservação e biodiversidade apresentam uma abordagem superficial. A maioria dos livros cita a área de ocorrência do Cerrado restrita à porção central do Brasil e a definição do clima do bioma é, às vezes, confusa. A diferença entre Cerrado e Savana é um assunto ambíguo nos livros e o tema fogo no Cerrado é pouco abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Borges Costa, Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG

Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG.

Marcela Peixoto dos Santos, Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG

Mestre em Ecologia e Evolução pela UFG.

Daniel Orsi Laranjeira, Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG.

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG.

Lorena Dall’Ara Guimarães, Cepae/UFG

Doutora em Ciências Ambientais pela UFG. Professora do Cepae/UFG.

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

COSTA, T. B.; SANTOS, M. P. dos; LARANJEIRA, D. O.; GUIMARÃES, L. D. A visão do bioma Cerrado no Ensino Fundamental do município de Goiânia e sua relação com os livros didáticos utilizados como instrumento de ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 337, 2011. DOI: 10.5216/rp.v21i1.16307. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/317. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros Artigos