Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados

  • Silmara Epifânia de Castro Carvalho
  • Zaíra da Cunha Melo Varizo IME/UFG

Resumo

Abordaremos os seguintes temas: a importância do estudo das definições para a aprendizagem da álgebra, a importância do suporte da filosofia para o estudo da definição de conceitos, o valor do estabelecimento de uma taxionomia para a otimização da aprendizagem de expressões algébricas, bem como para dar sentido ao seu estudo. Nossa hipótese é a de que um dos obstáculos para a aprendizagem de expressões algébricas é a estrutura lógica das definições apresentadas nos livros didáticos de matemática. Propomo-nos, então, fazer uma análise das definições dos conceitos de monômio, binômio, trinômio e polinômio que constam em quatro livros didáticos de matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, publicados em 1955, 1991, 1995 e 1999, à luz dos princípios filosóficos e da lógica. Nossa análise, fundamentada em Duarte (1967) e Teles (2002), considera a articulação entre os termos e sua definição, tendo em vista a estrutura lógica das definições dos conceitos em foco. Para finalizar, fazemos algumas inferências no que diz respeito aos obstáculos de aprendizagem que representa a falta da aplicação de princípios lógicos na definição dos conceitos, objeto de nosso estudo.

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Biografia do Autor

Silmara Epifânia de Castro Carvalho
Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG
Publicado
11-05-2010
Como Citar
Carvalho, S. E. de C., & Varizo, Z. da C. M. (2010). Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados. Revista Polyphonía, 20(2), 324. https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873
Seção
Outros Artigos