Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados
Resumo
Abordaremos os seguintes temas: a importância do estudo das definições para a aprendizagem da álgebra, a importância do suporte da filosofia para o estudo da definição de conceitos, o valor do estabelecimento de uma taxionomia para a otimização da aprendizagem de expressões algébricas, bem como para dar sentido ao seu estudo. Nossa hipótese é a de que um dos obstáculos para a aprendizagem de expressões algébricas é a estrutura lógica das definições apresentadas nos livros didáticos de matemática. Propomo-nos, então, fazer uma análise das definições dos conceitos de monômio, binômio, trinômio e polinômio que constam em quatro livros didáticos de matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, publicados em 1955, 1991, 1995 e 1999, à luz dos princípios filosóficos e da lógica. Nossa análise, fundamentada em Duarte (1967) e Teles (2002), considera a articulação entre os termos e sua definição, tendo em vista a estrutura lógica das definições dos conceitos em foco. Para finalizar, fazemos algumas inferências no que diz respeito aos obstáculos de aprendizagem que representa a falta da aplicação de princípios lógicos na definição dos conceitos, objeto de nosso estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
11-05-2010
Como Citar
Carvalho, S. E. de C., & Varizo, Z. da C. M. (2010). Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados. Revista Polyphonía, 20(2), 324. https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873
Edição
Seção
Outros Artigos
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).