A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização

  • Laudelina Braga Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.
  • Norivan L. L. Dutra

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as vantagens da interdisciplinaridade entre Matemática e literatura infantil, visto que grande parte das razões para o mito de que a Matemática é uma disciplina complexa e abstrata se deve ao fato de que o modelo de ensino adotado por muitos professores se baseia essencialmente na transmissão, repetição e memorização de regras. No entanto, os resultados são muito melhores quando, conforme recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), os professores ensinam a matemática partindo de situações próprias do universo infantil. A literatura infantil oferece a oportunidade de relacionar situações do cotidiano dos alunos com a aprendizagem de diversos conceitos, inclusive de conceitos matemáticos.

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Biografia do Autor

Laudelina Braga, Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.
Mestranda em Educação pela FE/UFG. Docente no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.
Norivan L. L. Dutra
Mestranda em Educação pela FE/UFG.
Publicado
02-10-2013
Como Citar
Braga, L., & Dutra, N. L. L. (2013). A literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos nos primeiros anos de escolarização. Revista Polyphonía, 23(1). https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26698