Um instrumento avaliativo em larga escala baseado na concepção sociointeracionista da linguagem

  • Vânia Cristina Casseb Galvão Faculdade de Letras-UFG.

Resumo

Este artigo se fundamenta na análise de um instrumento avaliativo em larga escala, desenvolvido a partir da temática “mistério”, baseada em uma leitura sociointeracionista dos itens do programa de conteúdos exigidos nas questões de uma prova. Os dados foram analisados a partir de princípios funcionalistas, de base sociointeracionista, segundo os quais os gêneros são a instância da atualização linguística e a língua constituída em níveis mutuamente relacionados. Destacaram-se os conhecimentos relativos ao nível da configuração estrutural e funcional dos gêneros, ao nível informacional, ao semântico e ao gramatical. Além disso, há os aspectos positivos dessa configuração de prova como ferramenta avaliativa num concurso público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Cristina Casseb Galvão, Faculdade de Letras-UFG.
Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Faculdade de Letras-UFG e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística-UFG. Pesquisadora do CNPq. E-mail:
Publicado
02-10-2013
Como Citar
Galvão, V. C. C. (2013). Um instrumento avaliativo em larga escala baseado na concepção sociointeracionista da linguagem. Revista Polyphonía, 23(1). https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26696