Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos professores licenciados em Física da cidade de Inhumas, GO

  • Raul Isaias Campos
  • Ivan Carlos Pereira Gomes
  • Wagner Wilson Furtado

Resumo

O crescente número de trabalhos sobre a avaliação da aprendizagem revela a exigência de reflexões mais sistemáticas sobre o assunto. Entendendo a necessidade dessa discussão na área de Ciências, o presente artigo apresenta como objetivo principal investigar as concepções sobre avaliação de professores de Física em diferentes instituições de ensino na cidade de Inhumas-GO. Para isso, foi feita uma análise qualitativa a partir das respostas dadas em questionários, aplicados a professores de Física de escolas de Ensino Médio da rede pública e privada e de uma instituição pública de Ensino Superior. Os resultados obtidos foram categorizados e demonstraram que a avaliação tradicional ainda prevalece enraizada às concepções teórico-filosóficas dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Isaias Campos
Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
Ivan Carlos Pereira Gomes
Universidade Federal de Goiás/Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Wagner Wilson Furtado
Universidade Federal de Goiás/Instituto de Física.
Publicado
02-10-2013
Como Citar
Campos, R. I., Gomes, I. C. P., & Furtado, W. W. (2013). Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos professores licenciados em Física da cidade de Inhumas, GO. Revista Polyphonía, 23(1). https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26690
Seção
Dossiê: Avaliação Escolar