Práticas avaliativas na sala de aula de línguas estrangeiras-adicionais na educação básica: elaborando instrumentos com a participação dos alunos

  • Maria Inêz Silva Lucena Colégio de Aplicação da UFSC.
  • Clarissa Mombach Colégio de Aplicação da UFSC.
  • Fabíola T. Ferreira Colégio de Aplicação da UFSC.
  • Nádia Karina R. Ramos Colégio de Aplicação da UFSC.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações acerca do uso de diferentes instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem na sala de aula de línguas. Nosso estudo está situado na Linguística Aplicada e, com base nos preceitos teóricos da área, procuramos considerar os desafios educacionais, na sala de aula de línguas do século XXI, discutindo nossas experiências desenvolvidas na realidade da Educação Básica em uma escola do sistema regular de ensino. Para tanto, apresentamos uma breve discussão teórica acerca das questões que envolvem a avaliação em línguas estrangeiras/adicionais (LE/LA); em seguida, apresentamos exemplos de atividades avaliativas desenvolvidas nas aulas de Alemão, Espanhol e Inglês, contextualizando-as no espaço de aula em que ocorreram. Por fim, argumentamos a favor da diversidade de instrumentos, destacando a necessidade de repensar a avaliação na sala de aula de LE/LA, de modo que tal prática constitua-se cada vez mais como uma ação inclusiva, e não o contrário.

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Biografia do Autor

Maria Inêz Silva Lucena, Colégio de Aplicação da UFSC.
Professora de Inglês do Colégio de Aplicação da UFSC e da Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Clarissa Mombach, Colégio de Aplicação da UFSC.
Professora de Alemão do Colégio de Aplicação da UFSC.
Fabíola T. Ferreira, Colégio de Aplicação da UFSC.
Professora de Espanhol do Colégio de Aplicação da UFSC.
Nádia Karina R. Ramos, Colégio de Aplicação da UFSC.
Professora de Inglês do Colégio de Aplicação da UFSC.
Publicado
02-10-2013
Como Citar
Lucena, M. I. S., Mombach, C., Ferreira, F. T., & Ramos, N. K. R. (2013). Práticas avaliativas na sala de aula de línguas estrangeiras-adicionais na educação básica: elaborando instrumentos com a participação dos alunos. Revista Polyphonía, 23(1). https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26687
Seção
Dossiê: Avaliação Escolar