O Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de Aparecida de Goiânia: entre discursos e práticas

  • Évely Adriana de Lima Lopes Colégio da Polícia Militar de Goiás, Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Goiânia.

Resumo

O presente trabalho é fruto de reflexões e de pesquisa de campo sobre o Ensino Religioso na escola pública estadual em Goiás, especialmente na cidade de Aparecida de Goiânia. Ele busca a compreensão sobre o direito à individualidade e à manifestação livre de opiniões no ethos escolar público e laico. São apresentadas as concepções teóricas, históricas e fundamentais sobre a escola pública como espaço microssocial e, portanto, locus privilegiado de convivência, hospitalidade e diálogo. A questão da tolerância versus boa convivência, do fundamentalismo, do criacionismo e evolucionismo na escola também é abordada. Além disso, esta pesquisa apresenta um breve histórico nacional do Ensino Religioso e sua herança para o contexto pedagógico atual, bem como os princípios conceituais e legais que nortearam a sua implantação por meio da matriz de habilidades do Ensino Religioso da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Refere-se ainda à aplicabilidade dessa matriz na sala de aula. Os dados obtidos por meio de questionário respondido, entre outubro de 2008 e abril de 2009, pelas professoras que ministram o Ensino Religioso na cidade de Aparecida de Goiânia, possibilitaram traçar um perfil desse profissional, abrindo espaço também para atestar se o confronto entre a teoria e a prática confirma ou não a necessidade do Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais em Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Évely Adriana de Lima Lopes, Colégio da Polícia Militar de Goiás, Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Goiânia.
Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás. Coordenadora pedagógica do Colégio da Polícia Militar de Goiás, Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Goiânia. Graduada em Pedagogia, especialista em Metodologia do Ensino nas séries iniciais pela UFG.
Publicado
01-10-2013
Como Citar
Lopes, Évely A. de L. (2013). O Ensino Religioso nas escolas públicas estaduais de Aparecida de Goiânia: entre discursos e práticas. Revista Polyphonía, 22(2). https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26671
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola