A terceira idade no contexto das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (1988-2011)

  • Danilo Rabelo Cepae/UFG
  • Simone C. Rodrigues da Silva

Resumo

Este artigo aborda o desenvolvimento de políticas públicas para a EJA, a partir da LDBEN e do Estatuto do Idoso, visando destacar os avanços e os entraves desta modalidade de ensino, especialmente na alfabetização do sujeito idoso. Apesar das mudanças com a implantação do Estatuto e da Política Nacional do Idoso, da Constituição e da LDBEN, constata-se, pelos dados do IBGE de 2010, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para oferecer aos jovens, adultos e idosos um ensino de qualidade. Também são enfocados os mecanismos de exclusão dos sujeitos idosos no contexto das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

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Biografia do Autor

Danilo Rabelo, Cepae/UFG
Doutor em História pela UnB (2006), sociólogo; professor do Cepae e do Programa de Pós- -Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.
Simone C. Rodrigues da Silva
Pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás (2012).
Publicado
01-10-2013
Como Citar
Rabelo, D., & Silva, S. C. R. da. (2013). A terceira idade no contexto das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (1988-2011). Revista Polyphonía, 22(2). https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26663
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola