O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais

  • Alice Felisberto da Silva Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Este estudo consiste num recorte do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFMS, em que se apresenta a análise de documentos nacionais que norteiam a educação, considerando o pluralismo cultural. Buscou-se ancoragem nos estudos de Candau (2002), Gusmão (2003), Valente (1999), entre outros. Foi realizada uma investigação com dados qualitativos, por meio da análise documental. O estudo revelou que há um amplo contingente de documentos que abordam a questão da diversidade cultural na educação, porém a discussão parece estar desvinculada da realidade de desigualdade arraigada nas relações socioeconômicas. À escola é atribuído o papel de lidar com as diferenças, apesar de todas essas vicissitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Felisberto da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail:
Jacira Helena do Valle Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Educação pela USP.
Publicado
01-10-2013
Como Citar
Silva, A. F. da, & Pereira, J. H. do V. (2013). O papel da escola frente à diversidade cultural expresso em documentos nacionais. Revista Polyphonía, 22(2). https://doi.org/10.5216/rp.v22i2.26661
Seção
Dossiê: Diversidade na Escola