Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos cursos de licenciatura requer uma relação dialética entre teoria e prática que proporcione situações ao professor em formação inicial para que ele desenvolva competências para a compreensão da realidade escolar e a realização das atividades de ensino-aprendizagem de forma significativa e reflexiva. Nessa perspectiva, o Estágio Curricular Supervisionado II (ECSII) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem sido (re)pensado e (re)organizado para possibilitar uma formação baseada na pesquisa. Assim, o presente estudo consiste em um relato de experiência de discente da disciplina de ECSII do curso de Ciências Biológicas da UFG, no período de agosto a dezembro de 2009. Em tal relato, inicialmente, dialogamos sobre o ECSII na formação inicial de docente, seu planejamento baseado na observação, semidocência e docência. Em seguida, relatamos e discutimos o projeto de intervenção sobre relações de gênero e música, o qual foi realizado durante o ECSII. Por fim, o presente relato de experiência sugere que os ECSs para os cursos de licenciatura da UFG sejam planejados e executados baseando-se na pesquisa, tal como aconteceu com a experiência relatada, permitindo uma formação inicial dos professores de maneira significativa, reflexiva e participativa.Downloads
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Publicado
24-11-2011
Como Citar
Rocha, T. L., Paranhos, R. de D., & Moraes, F. A. de. (2011). Estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas: relato de experiência do estágio e do projeto de intervenção sobre relações de gênero e música. Revista Polyphonía, 21(1), 268. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16312
Edição
Seção
Relatos de Experiências
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