O conto de fadas e sua interferência na formação do leitor
Resumo
RESUMO Este trabalho é uma reflexão sobre os contos de fadas orais e artísticos, com base no conto “A sombra”, de Hans Christian Andersen. Nele, procurou-se analisar de forma breve o romantismo alemão, destacando-se as cidades de Jena e Heidelberg, onde se iniciou essa estética, uma vez que ela foi a responsável pela divulgação dos contos de fadas. Com base na teoria dos contos de fadas, analisou-se a sombra como um ser duplo, obscuro que se dissocia da personalidade real, buscando a unidade do ser, mas que sobrepuja e destrói o ser real, e a interferência desses contos na formação do leitor. PALAVRAS-CHAVE: conto de fadas, mito, duplo, sombra, leitor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-11-2007
Como Citar
Rocha, M. A. (2007). O conto de fadas e sua interferência na formação do leitor. Revista Polyphonía, 18(1), 79. https://doi.org/10.5216/rp.v18i1.2515
Edição
Seção
Artigos
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).