O conto de fadas e sua interferência na formação do leitor

  • Marileide Alves Rocha

Resumo

RESUMO Este trabalho é uma reflexão sobre os contos de fadas orais e artísticos, com base no conto “A sombra”, de Hans Christian Andersen. Nele, procurou-se analisar de forma breve o romantismo alemão, destacando-se as cidades de Jena e Heidelberg, onde se iniciou essa estética, uma vez que ela foi a responsável pela divulgação dos contos de fadas. Com base na teoria dos contos de fadas, analisou-se a sombra como um ser duplo, obscuro que se dissocia da personalidade real, buscando a unidade do ser, mas que sobrepuja e destrói o ser real, e a interferência desses contos na formação do leitor. PALAVRAS-CHAVE: conto de fadas, mito, duplo, sombra, leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-11-2007
Como Citar
Rocha, M. A. (2007). O conto de fadas e sua interferência na formação do leitor. Revista Polyphonía, 18(1), 79. https://doi.org/10.5216/rp.v18i1.2515
Seção
Artigos