Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais

  • Natania Aparecida da Silva Nogueira Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG)
  • Lucilene Nunes Silva Rede Municipal de Ensino de Cataguases (MG)

Resumo

Ensinar História é um desafio enfrentado no dia a dia do professor. Cabe a ele socializar, em sua prática docente, os conhecimentos adquiridos durante sua experiência profissional, frente aos obstáculos diários enfrentados nas salas de aula, criando a possibilidade de tornar o ensino de História mais próximo e interessante ao educando. Não existem fórmulas preestabelecidas, mas um conjunto de habilidades que podem e devem ser colocadas em prática pelo professor em suas aulas. A este profissional cabe a função de ensinar e, ao mesmo tempo, produzir a História, principalmente aquela que possibilite ao educando interagir mais diretamente com o que é ensinado, como meio de aproximar cada vez mais o aluno da história de sua localidade e da sua vivência. Neste artigo, iremos abordar o uso do ensino baseado na história local como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas, ao mesmo tempo, a um ensino de história comprometido com a formação social do estudante e com o debate acerca de temas fundamentais de toda uma comunidade, como a preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico. Utilizaremos, como estudo de caso, o município de Leopoldina, Zona da Mata de Minas Gerais, que, a partir dos anos de 2008, decretou obrigatoriedade do ensino de história local em suas escolas municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natania Aparecida da Silva Nogueira, Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG)
Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG).
Lucilene Nunes Silva, Rede Municipal de Ensino de Cataguases (MG)
Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG) e da Rede Municipal de Ensino de Cataguases (MG).
Publicado
24-11-2011
Como Citar
Nogueira, N. A. da S., & Silva, L. N. (2011). Os desafios para a construção de uma história local – o caso de Leopoldina , Zona da Mata de Minas Gerais. Revista Polyphonía, 21(1), 242. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16310
Seção
Relatos de Experiências