Ações avaliativas oficiais: para que avaliar?

  • Maria Alice de Sousa Carvalho Professora de Português do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Resumo

Pretende-se, neste texto, discutir as ações avaliativas propostas pelo Ministério de Educação (MEC), especialmente com relação aos programas Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (Ideb) e Prova Brasil, no Decreto n. 6094 (BRASIL, 2007). Essas ações serão estudadas considerando-se o contexto das políticas educacionais desenvolvidas desde os anos de 1990, em que houve uma reformulação do papel do Estado, a fim de assegurar um conjuntode ações educacionais organizadas em três eixos: avaliação, gestão e financiamento. Ao fazeressa análise, espera-se contribuir para a discussão referente à função da avaliação nos programasnacionais oficiais.

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Biografia do Autor

Maria Alice de Sousa Carvalho, Professora de Português do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Professora de Português do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação.
Publicado
29-11-2012
Como Citar
Carvalho, M. A. de S. (2012). Ações avaliativas oficiais: para que avaliar?. Revista Polyphonía, 22(1). https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21220
Seção
Artigos