Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid

Autores

  • Fátima Inês Wolf de Oliveira Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília- SP.
  • Luciana Santana Cardoso Bolsista do Subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21218

Resumo

O subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, em Marília-SP, busca promover ações dos licenciandos/bolsistas em espaço colaborativo de trabalho, junto a professores da rede municipal de ensino na produção e utilização de Tecnologia Assistiva (TA); além disso favorece a formação e a preparação para o exercício da docência. Os recursos de TA têm por objetivo atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência, matriculados em classes de anos iniciais do ensino fundamental, e que frequentam sala de recursos de atendimento especializado. O processo de inclusão de crianças surdas requer observação criteriosa e planejamento adequado das estratégias a serem desenvolvidas, principalmente, considerando que a linguagem envolve um processo sofisticado e complexo, uma vez que está relacionada à elaboração e à simbolização do pensamento humano, permitindo a comunicação do homem com os seus semelhantes. Esse relato apresenta alguns dados de observação e sugestões de recursos didáticos adaptados que vêm sendo construídos a partir de indicativos e orientações de uma bolsista desse Subprojeto Pibid. Salientou-se que a parceria colaborativa entre os integrantes da sala de aula, alunos, professora e possíveis auxiliares do trabalho docente também deve ser incentivada. A construção dos recursos assinalados fundamentou-se numa proposta de colaboração, troca e formação acadêmica, já que representou busca de conhecimento e espaço de discussão da melhoria da prática pedagógica por uma escola de qualidade para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Inês Wolf de Oliveira, Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília- SP.

Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília- SP, coordenadora do Subprojeto Pedagogia Alfabetização (FFC/UNESP/CAPES/MEC).

Luciana Santana Cardoso, Bolsista do Subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp.

Bolsista do Subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

OLIVEIRA, F. I. W. de; CARDOSO, L. S. Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais