Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos

  • Filipe de Souza Cardoso Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Anna Maria Canavarro Benite Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG

Resumo

Discorremos sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino das propriedades de hidrocarbonetos para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo com base no sociointeracionismo. Para tanto, apresentamos o módulo elaborado a partir de observações participantes feitas numa turma de 3º ano do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia. O design do módulo tem por base diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi desenvolvida como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe de Souza Cardoso, Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Anna Maria Canavarro Benite, Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG
Doutora e mestre em Ciências (Química), licenciada e bacharel em Química, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Publicado
29-11-2012
Como Citar
Cardoso, F. de S., & Benite, A. M. C. (2012). Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos. Revista Polyphonía, 22(1). https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21217
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais