Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física dos Colégios de Aplicação: a perspectiva de seus professores

Autores

  • Régis Henrique dos Reis Silva Professor assistente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG).
  • Thiago Vaz Santiago Professor da rede estadual de ensino de Goiás.
  • Sônia Bertoni Professora da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21214

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a situação vivenciada pelas Pessoas com Deficiência (PD) nas aulas de Educação Física dos Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CAP/Ifes), na perspectiva dos professores dessa disciplina curricular, diante das políticas nacionais de educação especial. Para tanto, foram encaminhados questionários (semiestruturados) a 83 professores de Educação Física das instituições supramencionadas, dos quais 22 foram efetivamente respondidos. Constatamos que nos atendimentos dos CAP/ Ifes as PD estão distante daquilo que preconiza as políticas nacionais de educação especial, haja vista que não estão garantidas as condições mínimas de permanência dessas pessoas naqueles colégios, mais precisamente nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, Professor assistente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG).

Professor assistente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG).

Thiago Vaz Santiago, Professor da rede estadual de ensino de Goiás.

Professor da rede estadual de ensino de Goiás.

Sônia Bertoni, Professora da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

SILVA, R. H. dos R.; SANTIAGO, T. V.; BERTONI, S. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física dos Colégios de Aplicação: a perspectiva de seus professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21214. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais