Povos indígenas e o ensino: reconhecendo o direito à inclusão das sociodiversidades no currículo escolar com a Lei n. 11.645/2008

  • Edson Silva Professor no Centro de Educação/Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife.

Resumo

Nas últimas décadas, diferentes grupos sociais conquistaram e ocuparam seus espaços, exigindo um repensar sobre a organização sociopolítica e a história do Brasil. Foram questionadas as concepções do país com uma cultura única e da mestiçagem como a identidade nacional. Identidades foram afirmadas, diferentes expressões socioculturais passaram a ser reconhecidas e respeitadas. A partir de suas mobilizações, os povos indígenas conquistaram também, nas últimas décadas, considerável visibilidade enquanto atores sociais, o que vem exigindo discussões, formulações e fiscalizações de políticas públicas que respondam às demandas de direitos sociais específicos. A implantação da Lei n. 11.645/2008, que determinou a inclusão da história e culturas indígenas nos currículos escolares, possibilitará o respeito aos povos indígenas e o reconhecimento das sociodiversidades no Brasil.

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Biografia do Autor

Edson Silva, Professor no Centro de Educação/Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife.
Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor no Centro de Educação/Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife. Leciona no Programa de Pós-Graduação em História, da UFPE, no PPGH, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e no curso de Licenciatura Intercultural na UFPE, Campus Caruaru, destinado à formação de professores/as indígenas em Pernambuco
Publicado
29-11-2012
Como Citar
Silva, E. (2012). Povos indígenas e o ensino: reconhecendo o direito à inclusão das sociodiversidades no currículo escolar com a Lei n. 11.645/2008. Revista Polyphonía, 22(1). https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21213
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais