Um computador por aluno: o Projeto Político-Pedagógico das escolas

Autores

  • Silvana Donadio Vilela Lemos Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21210

Resumo

Inicialmente, pretende-se apresentar alguns argumentos sobre a importância do Programa Um Computador Por Aluno, como política pública que se propõe a democratizar o acesso e possibilitar a inclusão digital de gestores, professores e alunos da escola pública no Brasil. Em seguida, anunciar a proposta de integração das TIC nos documentos que retratam o Projeto Político-Pedagógico, em três escolas dos estados de Goiás, São Paulo e Tocantins. O presente artigo é o resultado da primeira etapa do projeto de pesquisa intitulado A sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade, aprovado pelo Programa Nacional de Pós- -Doutorado (PNPD), de 2010, edital n. 001/2010 (MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP), que incentiva o participante a realizar uma pesquisa documental sobre a integração das TIC ao currículo da Educação Básica, no Projeto Político-Pedagógico das escolas. A metodologia empregada neste projeto constituiu-se na análise de documentos que retratam o Projeto Político-Pedagógico das seguintes escolas: Escola C. E. M. Professora Neyde Tonanni Marão, no estado de São Paulo, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, de Tocantins, e o Colégio Estadual Roque Romeu Ramos, de Goiás. Com base na análise dos documentos das escolas, depreende-se que consideram imprescindível registrar no Projeto Político-Pedagógico a relevância do acesso aos avanços científicos e tecnológicos, como saberes e habilidades para que o aluno exerça sua cidadania de forma plena, no século XXI. Porém, evidencia-se a necessidade de informações sobre as ações desenvolvidas, as dificuldades e soluções apresentadas, como também os avanços alcançados e os desafios presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Donadio Vilela Lemos, Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa Educação: Currículo. Bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), vinculado à instituição Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

LEMOS, S. D. V. Um computador por aluno: o Projeto Político-Pedagógico das escolas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21210. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21210. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais