O Atendimento Educacional Especializado: significados e configurações possíveis nas redes municipais de ensino de Vitória da Conquista-BA e de Porto Alegre-RS

  • Kátia Silva Santos Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
  • Ana Carolina Christofari Professora na rede municipal de Porto Alegre-RS.

Resumo

Neste texto serão apresentadas as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinado aos sujeitos com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades no contexto da rede municipal de educação de Vitória da Conquista/ BA e na rede municipal de Porto Alegre/RS. Este trabalho é resultado da junção de duas pesquisas de cunho qualitativo e que se dedicaram a analisar as ações e configurações do serviço de AEE que, em ambas as redes, ocorre no espaço de salas de recursos. A reflexão teórica que sustentou o presente estudo está baseada na abordagem sócio-histórica e sistêmica. Por meio da articulação das pesquisas que deram embasamento a este estudo, foi possível considerar que os dispositivos construídos para possibilitar o processo de inclusão escolar em ambos os contextos estudados vêm servindo de apoio para professores, para as famílias e especialmente para os alunos que se deparam com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Consideramos importante acrescentar que o movimento de criação dos espaços de apoio para as crianças com TGD e altas habilidades nas escolas de ensino comum ainda é novo e sugere estudos focados nos efeitos que estes possivelmente têm gerado para o cotidiano das escolas. Ou seja, é preciso perceber em que sentidos esses dispositivos vêm alterando as práticas da escola e os modos de perceber os alunos e o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Silva Santos, Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar, da UFRGS.
Ana Carolina Christofari, Professora na rede municipal de Porto Alegre-RS.
Professora na rede municipal de Porto Alegre-RS. Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar, da UFRGS.
Publicado
29-11-2012
Como Citar
Santos, K. S., & Christofari, A. C. (2012). O Atendimento Educacional Especializado: significados e configurações possíveis nas redes municipais de ensino de Vitória da Conquista-BA e de Porto Alegre-RS. Revista Polyphonía, 22(1). https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21209
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais