Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográfico

  • Natália Macedo Nunes Professora substituta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG).

Resumo

O estudo tem como tema a formação profissional na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A luta desse grupo caracterizou qualitativamente o trabalho, levando em consideração a subjetividade, valores e crenças. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual utilizamos como paradigma o materialismo dialético para encontrar respostas à problemática da pesquisa. Dessa forma, temos como objetivos estudar as competências necessárias ao profissional que trabalha com a inclusão, apresentar princípios que norteiam a formação profissional, destacar fatores que influenciam a forma como a inclusão é pensada, investigar a relação da inclusão com a Educação Física e, finalmente, descrever alguns desafios encontrados pela inclusão nas instituições escolares. Constatou-se que pouco tem sido o investimento e o interesse dos órgãos públicos com o bem-estar desse grupo, ou seja, sem um compromisso político e financeiro com o sistema educacional, pouco pode ser mudado. A ausência de informação ainda na formação inicial dos profissionais também foi um fator de destaque para esta pesquisa, na medida em que se levantou a importância da constante formação e a capacitação profissional. Assim, pretendemos aprofundar os estudos sobre a educação inclusiva, pois acreditamos que o processo de conscientização acerca da inclusão social e educacional se efetivará por meio da união dos participantes da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Macedo Nunes, Professora substituta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG).
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora substituta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG). E-mail: natmacedonunes@hotmail.com.
Publicado
29-11-2012
Como Citar
Nunes, N. M. (2012). Formação de professores na perspectiva da inclusão escolar da pessoa com deficiência: um estudo bibliográfico. Revista Polyphonía, 22(1). https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21206
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais