A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia

  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Tereza Luiza de França UFPE

Resumo

O presente artigo teve como objetivo geral analisar como ocorre a formação para a pesquisa do professor de Biologia. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com vinte licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife, Pernambuco. A entrevista não diretiva e o questionário foram os instrumentos básicos da pesquisa. O estudo evidencia que os licenciandos, majoritariamente, realizam pesquisa quando estão vinculados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibic) ou quando realizam monografia. As entrevistas apontam também o desejo dos licenciandos de serem qualificados como pesquisadores e para a necessidade de a universidade repensar a formação do professor da Educação Básica e do professor acadêmico.

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Biografia do Autor

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Tereza Luiza de França, UFPE
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.
Publicado
24-11-2011
Como Citar
Araújo, M. L. F., & França, T. L. de. (2011). A pesquisa na formação inicial de professores de Biologia. Revista Polyphonía, 21(1), 215. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16300
Seção
Artigos