O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica

  • Andrea da Paixão Fernandes Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.
  • Jacqueline de Fátima dos Santos de Morais Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Doutora em Educação pela Unicamp.
  • Lincoln Tavares Silva Professor do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.
  • Patrícia Braun Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.

Resumo

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), tem como importante objetivo o investimento na formação de um cidadão crítico e criativo. Buscamos, para isso, práticas pedagógicas que desenvolvam a leitura e a escrita com sentido e uso social real. Tais ações constituem uma das marcas da concepção pedagógica da instituição. O projeto de extensão universitária “O livro e a formação do leitor-escritor” visa a tornar público, por meio da publicação de textos escritos de vários gêneros literários e imagéticos, a rica produção dos nossos estudantes. Como consequência desse investimento, desde o ano de 2004 o CAp-UERJ participa do Projeto Redação, promovido pelo jornal Folha Dirigida e pela Fundação Biblioteca Nacional. Esse projeto consiste na construção de uma obra literária a cada ano, tendo como autores estudantes de educação básica. Em nosso caso, essa parceria possibilita e potencializa a divulgação das produções textuais dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso artigo traz a experiência vivida nesses anos de desenvolvimento de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fernandes, A. da P., Morais, J. de F. dos S. de, Silva, L. T., & Braun, P. (1). O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica. Revista Polyphonía, 21(2). https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18975
Seção
Artigos