Textos e intertextos: caminhos e descaminhos do trabalho com a leitura da literatura numa escola de Ensino Fundamental

  • Marileide Alves Rocha Souza Mestre em Teoria Literária pela UnB. Professora da rede pública de ensino. Integrante do Grupo de Estudos da Literatura Infantil - Gepelin, coordenado pela Profª Drª. Eliane Gabriel.

Resumo

Este texto relata um experimento com a leitura do texto literário numa escola pública municipal de 2ª fase do Ensino Fundamental, no município de Senador Canedo (GO), no decorrer de 2010. Nessa unidade escolar havia muitos livros literários aos quais os alunos não tinham acesso. As obras estavam guardadas, sob a alegação de que eram de uso do Ensino Médio, de difícil entendimento para os alunos da escola. Desse modo, o desafio foi tornar possível que os livros guardados chegassem às mãos dos meninos e das meninas. Para tanto, fez-se urgente desenvolver a formação do gosto pela leitura; o procedimento adotado foi diferente daquele utilizado até então pelo professor em sala de aula. A ação consistiu em trabalhar com textos e autores diversificados, colocando o leitor em contato com um número maior de obras, com o intuito de fornecer elementos que possibilitassem a expansão do universo de leitura, a fim de seduzi-lo para o mundo das letras de forma prazerosa. Com essa atitude, contribui-se para a formação de um leitor crítico, capaz de entender os acontecimentos à sua volta, de tomar decisões de modo a interferir na realidade local ou de transcendê-la de forma positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Souza, M. A. R. (1). Textos e intertextos: caminhos e descaminhos do trabalho com a leitura da literatura numa escola de Ensino Fundamental. Revista Polyphonía, 21(2). https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18974
Seção
Artigos