Escola: uma tatuagem nas memórias

  • Ilse Leone B. C. de Oliveira Professora Mestre do Cepae/UFG, Subárea de Português.

Resumo

Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa. Nele, sirvo-me da metáfora da tatuagem para demonstrar como os enunciados pigmentam as memórias escolares de três autores, ao evocarem suas lembranças em textos de caráter autobiográfico. Analiso esses textos sob a perspectiva da autobiografia, da escrita de si e da autodesignação. Interessa-me investigar, problematizando, as condições sócio-históricas que possibilitam e/ou que determinam que sejam esses os enunciados produzidos, e não outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Oliveira, I. L. B. C. de. (1). Escola: uma tatuagem nas memórias. Revista Polyphonía, 21(2). https://doi.org/10.5216/rp.v21i2.18971
Seção
Dossiê Memórias Escolares