Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal

  • Eunice Isaias da Silva Cepae/UFG
  • Lana de Souza Cavalcanti Iesa/UFG
  • Sérgio Claudino Nunes Universidade de Lisboa

Resumo

Este artigo é um relato, que resultou de um estágio realizado, no departamento de Geografia da Universidade de Lisboa, no período de 16 de maio a 20 de junho de 2009. O trabalho consistiu em uma investigação bibliográfica sobre produções científicas a respeito de didática de Geografia em Portugal, com a finalidade de fornecer mais subsídios à produção da tese de doutorado intitulada “A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade”. Evidenciou-se que este tema é um debate que ainda ocupa um lugar restrito na academia portuguesa, mas é uma preocupação que se intensificou entre os professores e pesquisadores da Geografia escolar deste País, nos últimos anos. Isto pode ser constatado nos artigos publicados em obras científicas especializadas. Verificou-se, ainda, que as questões que se enfrentam nas ações envolvidas no ensino de Geografia em Portugal e as respectivas soluções propostas são, em síntese, muito semelhantes às da educação geográfica brasileira. O estágio foi uma etapa de grande importância na formação acadêmica, com várias atividades que possibilitaram um proveitoso conhecimento do ensino e teoria geográfica portuguesa. Percebeu-se, sobretudo, que tanto o Brasil como Portugal poderão trocar valiosas experiências com os possíveis intercâmbios científicos de Geografia, se porventura interessarem em consolidá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Isaias da Silva, Cepae/UFG
Professora de Geografia do Cepae/UFG. Doutoranda em Geografia do Instituto de Estudos Sócio Ambientais (Iesa/UFG).
Lana de Souza Cavalcanti, Iesa/UFG
Professora do curso de Geografia do Iesa/UFG.
Sérgio Claudino Nunes, Universidade de Lisboa
Professor do curso de Geografia da Universidade de Lisboa – PT.
Publicado
24-11-2011
Como Citar
Silva, E. I. da, Cavalcanti, L. de S., & Nunes, S. C. (2011). Um olhar sobre a didática de Geografia em Portugal. Revista Polyphonía, 21(1), 200. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16299
Seção
Artigos