Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria

Autores

  • Avani Maria Calmon Rocha Colégio Militar de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292

Resumo

O uso de novas tecnologias na escola pode reforçar a tentativa constante de solução das dificuldades encontradas no ensino da Matemática em qualquer nível de ensino, proporcionando uma motivação diferente das aulas teórico-expositivas e também trabalhando com o lado intuitivo de cada aluno. Para incorporar esse recurso no processo de ensino e aprendizagem, várias estratégias têm sido adotadas. Uma delas é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares educacionais que oferecem instâncias físicas em que podem ser feitas manipulações diretas sobre diferentes representações visuais apresentadas na tela do computador, o que não ocorre com o uso do lápis e papel ou do quadro. Tal método permite ao aluno ver algumas importantes características e/ou propriedades dessas representações, além de tornar a aula mais dinâmica e lúdica, estimulando o grupo e despertando o interesse, modificando significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem. Dentro desse contexto, destaca-se, neste artigo, como o professor de Ensino Médio pode fazer uso do software educacional Winplot, em construções geométricas para visualização dos conceitos e propriedades relacionadas às funções trigonométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avani Maria Calmon Rocha, Colégio Militar de Salvador

Professora do ensino básico do Colégio Militar de Salvador.

Downloads

Publicado

24-11-2011

Como Citar

Rocha, A. M. C. (2011). Uso do software Winplot para o estudo de Trigonometria. Revista Polyphonía, 21(1), 151. https://doi.org/10.5216/rp.v21i1.16292

Edição

Seção

Artigos