Literatura na escola: prática de interpretação?

Autores

  • Maria de Fátima Cruvinel

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v17i2.6178

Resumo

O objetivo deste trabalho é refl etir, a partir da observação de uma experiência escolar, sobre a relação do aluno-leitor com o texto literário mediada pela escola. Considerando certa incompatibilidade entre os discursos literário e pedagógico, a pretensão é avaliar se os jovens alunos alcançam a interpretação, mesmo se a prática leitora é determinada e controlada por um mecanismo de avaliação e seleção como o processo seletivo vestibular. Além do entrecruzamento dos discursos literário e pedagógico, entra na trama um terceiro discurso, o histórico, uma vez que o texto lido, o romance Pão cozido debaixo de brasa, é construído com base em um fato verídico.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Cruvinel

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2009-05-07

Como Citar

CRUVINEL, M. de F. Literatura na escola: prática de interpretação?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 144, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i2.6178. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/135. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos