Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Polyphonía é um periódico de publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica, por meio da divulgação de ensaios, pesquisas e experiências pedagógicas. Sua configuração contempla artigos, relatos de experiências e resenhas que abordem, a partir das diversas áreas de conhecimento, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem e a formação de professores.
Numa nova linha editorial, a Revista passará a ser organizada em três seções: na primeira, um dossiê composto de trabalhos que discutem determinado tema relevante para a área da educação; na segunda, um conjunto diversificado de artigos e relatos de experiência; na terceira, resenhas e resumos de trabalhos acadêmicos.
Obs.: Os artigos devem ser originais e inéditos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação pelos Pares
a) Procedimento

Após a seleção preliminar, o editor encaminhará o artigo para julgamento de no mínimo dois avaliadores (método “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas ao tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores receberão comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

b) Aspectos Gerais

Há três possibilidades quanto ao resultado das avaliações dos trabalhos submetidos à revista: aceitação do artigo tal como enviado; aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas ou recusa do trabalho.

Recursos e problemas específicos serão analisados e apreciados pelos Editores.

A “Revista Polyphonia” trabalha com a "avaliação duplo-cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A Polyphonía é uma publicação on-line de fluxo contínuo, com possibilidade de edições temáticas programadas e com periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Polyphonía, antes chamada Solta a Voz, é um periódico de publicação semestral do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica. Contempla artigos, relatos de experiências e resenhas que problematizem, nas áreas de conhecimento do Ensino Básico, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem, a formação de professores e outras implicações pertinentes a essa área de conhecimento.