COMPREENDENDO O USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO CARTOGRÁFICO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ ADELINO DANTAS, EM CAICÓ/RN

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, Cartografia, Livro Didático, semiárido, Caicó

Resumo

No processo de formação geográfica do discente da Educação Básica, a utilização de recursos didáticos alusivos à aprendizagem cartográfica auxilia nos processos de localização e compreensão espacial, com o Livro Didático sendo um importante instrumento didático neste processo. Assim, o presente artigo realizou uma análise acerca da abordagem do conteúdo cartográfico nos livros didáticos de Geografia utilizados em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, localizado no bairro Walfredo Gurgel, área periférica da cidade de Caicó/RN, no Semiárido nordestino. Desta forma, realizou-se a análise dos livros “Tempo de Geografia”, organizado por Jurandyr Ross e Axé Silva, em 2019, e “Geografia Crítica”, escrito por José Willian Vessentini e Vânia Vlach, em 1995, utilizados pelas turmas acima citadas para as discussões cartográficas. Assim, a partir da realização desta análise acerca dos livros didáticos destacados, ficou evidente a importância do referido material didático para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que nas instituições de ensino com menor acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação, como é o caso da referida Escola, situada numa área periférica de uma cidade do semiárido nordestino, a utilização do Livro Didático possui grande relevância, servindo, portanto, como importante instrumento didático para a compreensão espacial do discente do Ensino Fundamental, advinda da linguagem cartográfica.

Biografia do Autor

Iapony Rodrigues Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciado (2008) e bacharel (2015) em Geografia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Mestre em Geografia (2011), pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutor em Geografia (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é Docente Adjunto no Departamento de Geografia, do Centro de Ensino Superior do Seridó, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/UFRN (2017-) e Docente Permanente no Mestrado Acadêmico em Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN (GEOCERES). Além disso, foi Coordenador da Residência Pedagógica núcleo Geografia – CERES/UFRN (2018-2020) e avaliador no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2019).

Endereço Profissional: CERES/UFRN - Rua Joaquim Gregório, S/N, Penedo, Caicó/RN, CEP 59300-000.

E-mail: iapony5@hotmail.com; iapony.galvao@ufrn.br

Thenilly Sérgia Brito Costa , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciada em Geografia - Centro de Ensino Superior do Seridó, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/UFRN (2020); Bacharelanda em Geografia - CERES/UFRN (2021-); Membra do laboratório de Didática em Geociências – LADGEO (2018-) e do Laboratório de Hidrografia, Climatologia e Cartografia - LAHICC (2021-); Monitora de disciplinas relacionadas aos Fundamentos da Cartografia no Departamento de Geografia - CERES/UFRN (2018-2020; 2021-).

Endereço Profissional: CERES/UFRN - Rua Joaquim Gregório, S/N, Penedo, Caicó/RN, CEP 59300-000.

E-mail: thenilly.costa.093@ufrn.edu.br; thenillybc@gmail.com

Sara Fernandes Flor de Souza , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Geografia – Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2007); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009); Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013); Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN / Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES / Campus de Caicó (2017-), atuando nas áreas: Geotecnologias, Cartografia, Geografia Física e Ensino de Cartografia e Geociências. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia do CERES/UFRN (GEOCERES – Mestrado Acadêmico). Além disso, é Coordenadora do Laboratório Didático de Geociências (LADGEO) - CERES – UFRN, da Sala Temática em Cartografia/CERES/UFRN e Coordenadora do Programa Residência Pedagógica, núcleo Geografia – CERES/UFRN (2020-).

Endereço Profissional: CERES/UFRN - Rua Joaquim Gregório, S/N, Penedo, Caicó/RN, CEP 59300-000.

E-mail: sara.flor@ufrn.br; sarafflors@gmail.com

Marianna Fernandes Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduada em Geografia - Bacharelado (2008) e licenciatura (2009), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Mestre em Geografia (2011), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutora em Geografia (2016), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação doutoral sanduíche na Queen Mary University of London, além de ter atuado na Universidade de Leeds (Inglaterra) como Pesquisador Assistente Visitante. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Geografia do CERES/UFRN (2019-), atuando no Ensino de Geografia, Geografia Urbana, movimento sociais, geografia e gênero, geografia da família e da casa, economia doméstica e espacialidade cotidiana. É Coordenadora do LEG – Laboratório de Ensino de Geografia, do CERES/UFRN (2020-).

Endereço profissional: CERES/UFRN - Rua Joaquim Gregório, S/N, Penedo, Caicó/RN, CEP 59300-000.

E-mail: mari.f.moreira@gmail.com

Downloads

Publicado

13-08-2021

Edição

Seção

Artigos