O PENSAMENTO ESPACIAL: ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL PARA GRADUANDOS EM GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

educação geográfica, Cartografia escolar, pensamento espacial, visualização espacial, orientação espacial

Resumo

A articulação entre a Educação Geográfica e a Cartografia escolar contribui para o desenvolvimento do pensamento espacial, pois, elas trabalham com os conceitos relacionados ao espaço que auxiliam nesse pensamento. Dessa forma, o pensamento espacial é entendido como o processo da cognição humana, que é a obtenção do conhecimento que ocorre por meio do raciocínio, da percepção, memória, entre outros. O objetivo deste artigo é avaliar duas atividades realizadas pelos estudantes do 1º período de Licenciatura em Geografia do ano de 2020 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade Formação de Professores, para saber se eles desenvolveram as habilidades do pensamento espacial (visualização e orientação espacial) na Educação Básica. No trabalho foi empregado o método misto, que consiste na realização de duas atividades voltadas para resoluções de problemas que utilizam as habilidades de visualização e orientação espacial do pensamento espacial, objetivando compreender e analisar qualitativa e quantitativa os dados obtidos por meio delas. Os resultados mostram algumas dificuldades em relação as habilidades investigadas, assim, como o baixo nível de desenvolvimento das habilidades do pensamento espacial nos estudantes.

Biografia do Autor

Andressa Cabral Barci, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda em ensino de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Endereço Profissional: Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, CEP: 24435005, São Gonçalo, RJ – Brasil.

E-mail: andressabarci@gmail.com

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestra em Educação pela Universidade de São Paulo e graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Endereço Profissional: Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, CEP: 24435005, São Gonçalo, RJ – Brasil.

E-mail: anaclaudia.sacramento@hotmail.com

Vinicius da Silva Seabra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Endereço Profissional: Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, CEP: 24435005, São Gonçalo, RJ – Brasil.

E-mail: vinigeobr@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

02-07-2021

Edição

Seção

Artigos