A CARTOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

linguagem cartográfica, metodologia, Google Earth, Google Maps

Resumo

Enquanto professores sabemos da estreita relação entre a Cartografia e a Geografia, que na condição de ciências, possibilitam esclarecer as contradições na dinâmica socioespacial. Assim, os recursos tecnológicos são importantes como possíveis potencializadores da comunicação cartográfica. O objetivo deste artigo é trazer aspectos que possibilitem discutir como os aplicativos, especificamente, o Google Earth e o Google Maps podem ser utilizados no ensino, de modo que fomentem uma metodologia para trabalhar os conteúdos da Geografia. Para tal, apresentamos a escrita em três partes. Na primeira abordamos a ciência Geográfica na relação com o mapa; na segunda, a relação entre a ciência cartográfica e o ensino de Geografia, com base em Callai (2005) e Francischett (2002, 2007, 2011) e, por último, debatemos os recursos tecnológicos mencionados no contexto da Cartografia Escolar. O uso de mapas digitais interativos, propiciam o desenvolvimento de noções básicas, importantes para a aprendizagem como por exemplo: na observação, na orientação e na localização espacial, que junto ao trabalho pedagógico com conteúdos, relacionados as escalas geográficas e cartográficas, ao sistema de coordenadas e a mobilidade socioespacial oportunizam o conhecimento geográfico.

Biografia do Autor

Rômulo Afonso Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Internacional (2018). Graduação em História (Licenciatura) pelo Centro Universitário Internacional (2020). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste/FB.

Endereço: Rua São João, 405, CANGO. CEP: 85604-200, Francisco Beltrão-PR- Brasil.

E-mail: romuloafonso.cav@gmail.com

Mafalda Nesi Francischett, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado. Mestrado em Educação. Doutorado. Pós-doutorado em Geografia. Professora Associado - nível C, desde março de 2015 (Portaria Nº1496/2015-GRE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia, no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. Orientadora de Estágio Supervisionado em Geografia desde 2001. Coordenadora de projeto PIBID de 2012-2014; colaboradora do projeto PIBID de 2014-2016. Líder do Grupo e Laboratório de Pesquisa RETLEE desde 2002. Pesquisadora do grupo GPEG e do Grupo de Cartografia Escolar. Professora pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação na linha Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, na Unioeste -Francisco Beltrão/PR. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica de Geografia na Unioeste/FB/ 2018-2019. Coordenadora do Projeto Nós Propomos! Unioeste/FB desde 2017.

Endereço: Avenida Luiz Antônio Faedo, 761, Ed. Curitiba, Ap. 401, Centro. CEP: 85601-275 - Francisco Beltrão/PR - Brasil.

E-mail: mafalda@wln.com.br

Downloads

Publicado

12-05-2021

Como Citar

Afonso Santos Ribeiro, R., & Nesi Francischett, M. (2021). A CARTOGRAFIA ESCOLAR CRÍTICA E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 3, 1–17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/67454

Edição

Seção

Artigos