MAPA MENTAL NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA FORMA DE EXPRESSAR O SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA

Autores

  • Érica Nayara Santana do Nascimento Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso

Palavras-chave:

Mapas, Geografia, Vivência, Raciocínio

Resumo

A vida moderna necessita cada vez mais da manipulação de mapas com as mais variadas informações que auxiliam o homem a relacionar-se com o mundo em sua volta, no entanto, em diversas situações o mapa é utilizado em sala de aula apenas para localizar determinados lugares, sem dar uma maior ênfase na forma em que os elementos estão dispostos, como as linhas, trajetos, legendas, pontos, escalas, entre muitos outros pontos que ajudam a desenvolver nos alunos a alfabetização cartográfica e o raciocínio espacial. Nessa perspectiva, propõe-se o mapa mental como uma metodologia, capaz de expressar o conhecimento científico visto em sala de aula, juntamente aos saberes e experiências cotidianas que os alunos possuem perante o seu espaço de vivência. São apresentados exemplos de mapas mentais elaborados por alunos do Ensino Fundamental II, para reflexão sobre esse instrumento que traduz a subjetividade do indivíduo, e amplia o raciocínio espacial dos alunos. Foi possível apreender as percepções, as significâncias e entender os diferentes olhares dos indivíduos refletidos nas próprias representações.

Biografia do Autor

Érica Nayara Santana do Nascimento, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso

Possui Graduação no Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2005); Pós-graduação Latu Sensu em Educação, Diversidade e Cidadania pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2016); Pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Geografia pela Faculdade Venda do Imigrante (2017); Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Atualmente, encontra-se como professora regente de Geografia da Escola Estadual "Profº Demétrio Costa Pereira", e supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018).

E-mail: ericanay.geografia@gmail.com

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Santana do Nascimento, Érica N. (2020). MAPA MENTAL NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA FORMA DE EXPRESSAR O SEU ESPAÇO DE VIVÊNCIA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65737

Edição

Seção

Artigos