GEOTECNOLOGIAS E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

geotecnologias, ensino de Geografia, anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo trata-se dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Ituiutaba-MG. O objetivo central foi analisar a utilização de Geotecnologias nas aulas de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Quanto aos procedimentos metodológicos, inicialmente foram feitos levantamentos bibliográficos referentes ao ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a formação docente e o uso de Geotecnologias nas aulas de Geografia. Após o aprofundamento teórico e devida aprovação da pesquisa no Comitê de Ética da UFU, foi realizado o trabalho de campo no ambiente escolar, baseado na distribuição de questionários para os professores, análise dos livros didáticos de Geografia e desenvolvimento de atividades práticas com uso de ferramentas das Geotecnologias no laboratório de informática. Como resultado, os alunos vivenciaram diferentes aulas de Geografia, com produções de mapas digitais, jogos educativos, análises em imagens de satélites e pesquisas no Google Earth e Google Maps de temas contidos nos livros didáticos. De certa forma, a pesquisa contribuiu para a descoberta de novos conhecimentos pelos alunos, professores e pesquisadores.

Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Martins, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Humanas do Pontal. Ituiutaba-MG. Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal. Ituiutaba-MG. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Humanas do Pontal. Ituiutaba-MG. Professora temporária de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino na cidade de Ituiutaba-MG.

E-mail: be_tania_oliveira@hotmail.com

Roberto Barboza Castanho, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Doutorado realizado na Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal de Uberlândia, campus de Ituiutaba, MG, na Faculdade de Ciências Integradas - FACIP, e participante como pesquisador do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários - NERA da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, SIG, bioGeografia, meio ambiente, Geografia agrária, climatologia, agricultura sustentável e desenvolvimento regional. Atualmente, coordena o Laboratório de Geotecnologias da FACIP - LAGEOTEC, onde são desenvolvidas pesquisas, aulas práticas, entre outras atividades.

E-mail: rbcastanho@gmail.com

Downloads

Publicado

24-03-2021

Edição

Seção

Artigos