POTENCIALIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO PERCURSO DE FORMAÇÃO INICIAL

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado III, diretrizes curriculares nacionais, ensino de Geografia

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar as potencialidades do estágio curricular supervisionado no percurso formativo dos (as) estudantes do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciência Humanas e da Educação da Universidade do estado de Santa Catarina – FAED/UDESC. Destaca alguns desafios e demandas da formação inicial de professores no Brasil, com foco em aspectos das Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores (as) que orientam as adequações nos currículos dos cursos de licenciatura e nos estágios curriculares supervisionados. Nesse sentido, apresentamos a proposta e os movimentos desenvolvidos do estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, cursado na 7ª fase do curso, com destaque para as ações desenvolvidas em 2019/01. Acreditamos que as experiências e reflexões apresentadas, revelam que as práticas de estágio nos diferentes espaços fortalecem a formação docente e possibilitam outros olhares para a relação pedagógica.

Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC na área do Ensino de Geografia. Desenvolve pesquisas na área na área de Educação, com ênfase em Processo de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia, currículo e formação de professores para educação básica e formação continuada e Estágios Curriculares Supervisionados. Atuo como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC com orientações de mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens no CNPQ/UDESC. Atualmente é Diretora de Extensão Cultura e Comunidade na FAED/UDESC, gestão 2017-2021.

Endereço Profissional: Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubí, Florianópolis / SC, CEP: 88.035-001.

E-mail: rosamilitzgeo@gmail.com

Carolina Araújo Michielin, Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

É graduada em Geografia Licenciatura (2019), graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Lapa (FAEL) e graduanda em Geografia Bacharel pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UDESC na linha de Políticas Educacionais, Ensino e Formação e atua como voluntária no Programa de Residência Pedagógica em Geografia da FAED/UDESC desde 2018.

Endereço Profissional: Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubí, Florianópolis / SC, CEP: 88.035-001.

E-mail: carolinaa.michielin@gmail.com

Downloads

Publicado

24-03-2021

Edição

Seção

Artigos