QUANDO A GEOGRAFIA NÃO É O QUE PARECE: ESPACIALIDADES INVISIBILIZADAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

invisibilidades da Geografia, alfabetização, educação menor, espacialidade

Resumo

Este artigo analisa a prática das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Capivari do Sul- RS. A problematização da pesquisa surgiu ao observar os planos de trabalho das professoras dos Anos Iniciais, fato que nos fez refletir sobre a situação da Geografia, pois os registros evidenciaram discrepância na distribuição dos componentes curriculares. Então, investigamos o que acontecia no ciclo de alfabetização, em relação ao movimento que demarcava tal situação, tanto intra quanto extramuros escolares. Buscamos analisar a prática das professoras alfabetizadoras e sua relação com o ensino de Geografia, partindo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os conceitos e autores que nos ajudam a construir esse estudo são: a invisibilidade da Geografia no ciclo de alfabetização (AGLIARDI, 2019); educação maior (GALLO, 2002), pedagogia de projetos (GOULART, 2011); Geografias menores (OLIVEIRA JR, 2014). A bricolagem foi a metodologia de pesquisa usada, por ser uma proposta flexível e aberta, possibilitando articular diferentes procedimentos no decorrer da investigação. Como resultados, a pesquisa destaca a necessidade da Geografia buscar sua centralidade em algumas propostas pedagógicas, para que as categorias de análise sejam privilegiadas e os estudantes dos Anos Iniciais possam construir as suas espacialidades.

Biografia do Autor

Ligia Beatriz Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, mestre em Educação pela PUC/RS, graduada em Geografia pela UFRGS. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFRGS.

Endereço Profissional: Instituto de Geociências - Campus Vale - Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43113/203 - Porto Alegre/RS   CEP: 91540000

E-mail: ligiabeatrizgoulart@gmail.com

Lilian Barcella Agliardi, Secretaria Municipal de Educação de Capivari do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre em Geografia pela UFRGS, Especialista no Ensino de História e Geografia pela UFRGS e graduada em Geografia pela Faculdade Cenecista de Osório. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Capivari do Sul.

Endereço Profissional: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul – Av. Adrião Monteiro, 2330 – Centro – Capivari do Sul/RS CEP 95552000.

E-mail: lilian.barcella.agliardi@gmail.com

Downloads

Publicado

11-03-2021

Edição

Seção

Artigos