EXIGÊNCIAS À FORMAÇÃO E À DOCÊNCIA – DISCUSSÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

aprendizagem, formação, docência, educação geográfica

Resumo

O texto apresentado objetiva refletir sobre a educação geográfica a partir da obra de Mario Osorio Marques. A educação geográfica é um conceito que busca superar a linearidade e a fragmentação do conhecimento geográfico, que por muito tempo tem orientado o campo acadêmico e o ensino e a aprendizagem escolar. Nesse sentido, insere-se o debate realizado por Marques que supera as racionalidades positivistas ao colocar em diálogo as muitas vozes que compõem o currículo escolar, propondo concomitantemente a educação para as novas gerações pelas dimensões crítico-reflexiva, hermenêutica e instrumental. A problematização que permeia essa discussão é: de que forma as propostas desenvolvidas por Marques podem contribuir com a educação geográfica? Trata-se de uma reflexão de cunho qualitativo referenciada na pesquisa bibliográfica a partir das discussões propostas por Marques (1990, 1995, 2003), seus comentadores Kuhn e Kuhn (2019) e autores que discutem a educação geográfica.

Biografia do Autor

Alana Rigo Deon, UNIJUI, Ijuí, Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Educação nas Ciências: área de Concentração Geografia pela Unijui -RS. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Integrante do grupo de pesquisa EMGEOCS na Unijui e GEPET na UFFS. Atuou como professora do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e como professora substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Atualmente desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Livro Didático e Cidadania.

Downloads

Publicado

19-12-2020

Como Citar

Deon, A. R. (2020). EXIGÊNCIAS À FORMAÇÃO E À DOCÊNCIA – DISCUSSÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/65210

Edição

Seção

Artigos