EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE A DIFERENCIAÇÃO SOCIAL EM ESPAÇOS DA CIDADE

Autores

Palavras-chave:

cidade, crianças, Geografia, percepção

Resumo

O artigo compartilha resultados de um estudo realizado junto a um grupo de 15 (quinze) crianças, moradoras do Bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona leste da cidade de Porto Alegre (RS) e distante cerca de 20km do centro. Buscou-se compreender de que formas estas crianças apreendem a cidade e a si mesmas nessa relação com o espaço urbano, no intuito de acessar os conteúdos infantis e assim conhecer suas experiências cotidianas, na maioria das vezes segredadas aos adultos. A pesquisa valeu-se do conceito de adulto atípico de William Corsaro (2009). A cidade de Porto Alegre compreendida enquanto conteúdo de educação, conteúdo educativo e agente educador (CAVALCANTI, 2008), é o foco central para análise dos diálogos estabelecidos. A observação de alguns elementos da paisagem urbana aliada às experiências de corpos e imaginação no mundo compõem o repertório a partir do qual a cidade vai sendo interpretada ao mesmo tempo em que vivida. E o reconhecimento de diferenças espaciais, que ao impactarem na qualidade de vida dos indivíduos tornam-se desigualdades, conduz o eixo argumentativo através do qual as crianças demonstram serem conhecedoras do complexo arranjo socioeconômico ao qual estão atreladas.

Biografia do Autor

Tanara Forte Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutouranda em Educação, mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Supervisora Pedagógica do Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua na Coordenação Adjunta do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO e do Programa de Extensão: Diálogos sobre a educação das relações étnico-raciais e a educação básica.

Endereço Profissional: Avenida Paulo Gama, 110 - Sala 212. Anexo III da Reitoria. Farroupilha/Porto Alegre-RS. CEP 90040-060.

E-mail: tanara.forte.furtado@gmail.com

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação  e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Endereço Profissional: Avenida Paulo Gama, s/n – Prédio 12201 – 9º andar.  Farroupilha/Porto Alegre-RS. CEP 90046-900.

E-mail: nestorandrek@gmail.com

 

Downloads

Publicado

27-04-2021

Edição

Seção

Artigos