A COMUNICAÇÃO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

expressividade do saber, discurso dos professores, pesquisa

Resumo

O que caracteriza o discurso do professor de Geografia da educação básica sobre seu saber profissional? Partindo desta questão analisamos o discurso de professores experientes com base na abordagem qualitativa e na análise de conteúdo, de Bardin (2011), e constatamos que o saber profissional se personifica no trabalho docente, sendo oportuno, portanto, realizar sua análise conjuntamente com a Geografia escolar e a atuação ou trabalho docente. A comunicação do saber do professor de Geografia não é simples, embora possua congruências com a Geografia escolar e com a sua atuação ou trabalho, expressar-se sobre seu saber/conhecimento é mais complexo em relação a expressar-se acerca da disciplina escolar que ministra e do cotidiano de atuação nas escolas. Espera-se que tal constatação seja pertinente à atividade de pesquisa em relação ao professor de Geografia, seu trabalho e seu saber profissional e contribua para a mesma no tocante à compreensão do professor enquanto sujeito epistêmico.

Biografia do Autor

Edimar Eder Batista, Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED PR

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina e graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Educação e do Esporte do estado do Paraná, onde atua como professor de Geografia da educação básica.

Rua Bahia, 486, Cep: 86123-000, Lerroville – Londrina, Paraná.

E-mail: edimarbat@gmail.com

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, mestra em Geografia pela Universidade de São Paulo e graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista/Campus de Rio Claro. Atualmente é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Professora Visitante dos Programas de Pós- Graduação em Geografia e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

Rua Duque de Caxias, 1012, Cep 17570-000, Jardim Vendramini, Oriente, São Paulo

E-mail: salvi@uel.br

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

Batista, E. E., & Salvi, R. F. . (2020). A COMUNICAÇÃO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64545

Edição

Seção

Artigos