A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO PIAUÍ (1927-1950)

Palavras-chave: educação geográfica, Escola Primária do Piauí, finalidades da Geografia

Resumo

Discutimos no presente texto um estudo sobre a educação geográfica na Escola Primária do Piauí, cujo objetivo consistiu em compreender a trajetória histórica dessa matéria escolar no referido nível de ensino entre os anos 1927-1950. O estudo tem embasamento nas proposições de André Chervel (1990) em interface com Ivor Goodson (1990) com abordagem da História das Disciplinas Escolares como campo historiográfico. Refletimos sobre alguns aspectos relativos às finalidades do ensino de Geografia na Escola Primária piauiense segundo a legislação educacional e o Programa de Ensino Primário adotado no período, destacando o currículo e os modelos pedagógicos prescritos por meio desses instrumentos legais.  Os resultados demonstraram que, apesar da legislação educacional preconizar a formação do espírito patriótico e nacionalista na educação geográfica dos pequenos estudantes piauienses e da prescrição do método intuitivo considerado moderno para a época, mantinha-se um ensino com abordagem tradicional, enfatizando a enumeração e a descrição das riquezas naturais, a localização dos fenômenos e a memorização dos conteúdos estudados.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Pereira de Sousa Andrade, Universidade Federal do Piauí, Piauí, Brasil

Doutora em Educação na área de História da Educação, com pesquisa na linha "Formação Docente e Prática Educativa" pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (2019). Mestre em Geografia na área "Organização do Espaço e Educação Geográfica", com pesquisa na linha "Ensino de Geografia", pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (2015). Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2006). Experiência no magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Superior com a supervisão pedagógica em IES privada e como docente dos cursos de Pedagogia e Geografia do PARFOR-UESPI. Pesquisas em Interdisciplinaridade, Saberes Docentes e Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente desenvolve estudos na área do ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da História da Educação com enfoque na História das Disciplinas Escolares e Docência no Ensino Superior.

Email: andradesocorro753@gmail.com

Publicado
07-07-2020
Edição
Seção
Artigos