ELEMENTOS CONSTITUINTES DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

pensamento geográfico, raciocínio geográfico, processos cognitivos

Resumo

O surgimento de linhas de pesquisas na área de ensino de Geografia promoveu o aumento de pesquisas acadêmicas relacionadas à Geografia Escolar. Diante disso, emergiram diversos conceitos que tratam da sua função na escola, como pensamento espacial, pensamento geográfico, pensamento geoespacial, raciocínio espacial, raciocínio geográfico, para citar alguns. Este trabalho tem como objetivo discutir elementos teóricos que constituem o raciocínio geográfico na Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se da abordagem qualitativa nos levantamentos e na interpretação dos dados. Os resultados mostraram que a Geografia na escola tem como função promover o pensamento geográfico que contempla diversas dimensões, afetiva, social e intelectual. A dimensão intelectual é uma perspectiva propiciada pelo raciocínio geográfico de fazer analogias, inferências, deduções, conexões, para citar alguns exemplos, ancorando-se nos conceitos (espaço, território, paisagem, lugar, região) e nos princípios lógicos (localização, delimitação, conexão, rede, escala, distribuição, posição, extensão) constituintes do saber geográfico.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutorando e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2ª Graduação em Pedagogia (Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UaB- UnB) desde 2020. É membro do grupo de pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de professores de Geografia (GEAF-UnB) da Universidade de Brasília (UnB) desde de 2016 e do grupo de trabalho Fundamentos Teóricos e o Ensino de Geografia do grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2019.

Endereço Profissional: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF, CEP 70910-900.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar, nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a "Identidade, Território e Paisagem" no contexto da Região Centro - Oeste e do Distrito Federal e "Educação em Geografia" em nível do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (LEPEGEO) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Endereço Profissional: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF, CEP 70910-900.

Downloads

Publicado

25-02-2021

Edição

Seção

Artigos