SOBRE IMAGENS: (RE)PENSANDO O PAPEL DAS FOTOGRAFIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavras-chave: Geografia escolar, fotografias, encaminhamentos didáticos

Resumo

Diante de um contexto visual-imagético em que as imagens tomam uma proporção de indispensabilidade na vida, participando também intensamente dos processos educativos, este ensaio propõe um tensionamento sobre o papel das fotografias e sua presença no ensino de Geografia. Revisitando alguns teóricos e suas proposições, apresenta-se um panorama sobre os paradigmas (pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico) e os princípios da imagem fotográfica (conexão física, designação, singularidade e testemunho). Posteriormente, a partir da pesquisa desenvolvida durante o curso de doutorado, na sua fase inicial com observações das aulas e entrevistas com os professores, analisa-se como esses aspectos da teoria fotográfica reverberam e fazem parte do cotidiano e da Geografia escolar. Entende-se que compreender esse cenário pode facilitar os encaminhamentos didáticos com os recursos visuais no ensino de Geografia, como mediadores da elaboração dos conhecimentos geográficos, instaurando outros modos de olhar.

Biografia do Autor

Mateus Marchesan Pires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, Brasil

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2020), com estancia de investigación doctoral en el Instituto de Geografia (IIGEO) de la Universidad de Buenos Aires. Atualmente é Professor no curso de graduação em Geografia da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon. Têm experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens, representações, imagens e fotografias.

Endereço: Rua Pernambuco, 1777, Centro, Marechal Cândido Rondon, PR – Brasil, CEP 85.960-000

E-mail: mateus_mpires@hotmail.com

Publicado
27-04-2020
Edição
Seção
Artigos