GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA, A PARTIR DA PROPOSTA DE PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO (1935)

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, currículo de Geografia, didática da Geografia

Resumo

Para compreender aspectos da trajetória da Geografia escolar no Brasil buscamos nos aproximar do currículo proposto para a escola secundária na década de 1930. Destacamos a influência de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho que elaboraram um projeto de programa para o ensino de Geografia à época. A pesquisa documental e bibliográfica foi desenvolvida por meio de localização e análise de fontes documentais, dentre elas o texto "O ensino secundário da Geografia", publicado no ano de 1935, na revista Geografia. Buscamos destacar o contexto em que a proposta foi produzida, assim como a contribuição dos autores para a organização do currículo de Geografia da época. Tal currículo organizou a forma como a Geografia deveria ser ensinada nas escolas, assim como representou o papel que a disciplina assumiu em relação a reafirmação do status quo.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Oliveira Mello, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Sanduiche pela Universidade de Lisboa (2006). Professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ourinhos. Líder do "Núcleo de pesquisa em ensino de Geografia". Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e do Ensino de Língua e Literatura no Brasil.

Endereço: Rua Manoel da Silva Mano, 670, Ourinhos/SP, Brasil - CEP 19906-510

E-mail: marcia.mello@unesp.br

João Luiz Cuani Junior, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Endereço: Rua doze, 177, Parque Flamengo, Guarulhos/SP, Brasil – CEP 07134655

E-mail: jcuanijr1998@gmail.com

Downloads

Publicado

26-05-2020

Como Citar

de Oliveira Mello, M. C. ., & Cuani Junior, J. L. (2020). GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA, A PARTIR DA PROPOSTA DE PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO (1935). Revista Signos Geográficos, 2, 1–16. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/61652

Edição

Seção

Artigos