FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: SALA DE AULA E EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: prática de ensino, formação inicial de professor, ensino e aprendizagem

Resumo

Discutem-se, neste texto, práticas, movimentos e experiências acadêmicas com o objetivo de construir o significado do ensino e da aprendizagem da Geografia, na formação inicial. A discussão se fundamenta na ideia de currículo em sala, na experiência/sentido e nos resultados alcançados com projetos desenvolvidos por graduandos da universidade Federal de São João del-Rei, em 2017 e 2018. Os projetos foram acompanhados por leituras, seminários, pesquisas, produção de maquetes e sequências didáticas. Essas produções abordaram conteúdos referentes ao tema "Cidade e áreas de riscos ambientais". Para o professor orientador, o desenvolvimento dos projetos e os resultados alcançados constituíram práticas de ensino e de aprendizagem analisadas em contexto de pesquisa-ação. A pesquisa teve como objetivo verificar a transformação, nos graduandos, do sentido de aprender e de ensinar Geografia, por meio da experiência. A pesquisa foi conduzida pelas questões: Como reduzir o distanciamento entre os conteúdos específicos e os pedagógicos? Como efetivar a relação teoria-prática num exercício de pensar e de realizar a construção do conhecimento geográfico? Os resultados revelam que o método e os procedimentos adotados possibilitam a experiência discutida por Larossa Bondia. Mostram também, entre a maioria dos graduandos participantes do projeto/pesquisa, a construção do significado do ensino de Geografia e o reconhecimento do valor da dimensão didático-pedagógica e geográfica no processo da aprendizagem.

Biografia do Autor

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER).

Endereço profissional: Avenida Visconde do Rio Preto, S/N - Colônia do Bengo - Campus Tancredo Neves – Ctan. São João del-Rei.

E-mail: carlaju@ufsj.edu.br

Publicado
21-01-2020
Edição
Seção
Artigos