FOTOGRAFIAS, GEOGRAFIAS E ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

fotografia, paisagem, cartão postal, educação

Resumo

A partir de dois conjuntos de imagens fotográficas, este ensaio problematiza a equivalência entre imagem e paisagem, bastante comum em materiais e práticas educativas. Em paralelo aponta-se para a partilha do sensível e para a constituição de memórias acerca dos lugares realizadas pelas fotografias presentes nos mais diversos materiais que circulam por nossa sociedade, sejam eles didáticos ou não. Como principais intercessores das ideias estão Susan Sontag e Jacques Rancière, bem como os cartões postais e as obras irônicas de crítica política.

Biografia do Autor

Wenceslao Machado de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Geografia (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Doutor em Educação (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é professor na Faculdade de Educação e investigador no Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO, ambos na Universidade Estadual de Campinas. É membro da Rede Internacional “Imagens, Geografias e Educação”.

Endereço postal: Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas - SP – Brasil, CEP 13083-865.

Email: wences@unicamp.br

Downloads

Publicado

20-11-2019

Como Citar

Oliveira Júnior, W. M. de. (2019). FOTOGRAFIAS, GEOGRAFIAS E ESCOLA. Revista Signos Geográficos, 1, 15. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/60573

Edição

Seção

Artigos