SOBRE OS FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumo

 Este artigo, derivado de atividades de pesquisa, ensino e extensão, tem como propósito apresentar elementos de reflexão que possam levar à identificação dos fundamentos e princípios para a Educação Geográfica de jovens e adultos trabalhadores na perspectiva da Educação Popular. Para tanto, aborda inicialmente as especificidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) identificando algumas inquietações que caracterizam o cenário atual das políticas públicas voltadas para essa modalidade da Educação Básica. Em seguida, parte-se para um conjunto de reflexões que envolvem as práticas pedagógicas em Geografia sempre tomando como referência a EJA como direito de jovens e adultos trabalhadores à educação escolar de caráter público, gratuito e laico. A perspectiva da Educação Popular é, por fim, considerada em seu diálogo com o conhecimento escolar de Geografia. Como resultado das análises empreendidas no texto, pretende-se subsidiar reflexões necessárias para a realização de uma Educação Geográfica comprometida com os trabalhadores que estudam e que, desde um ponto de vista contra-hegemônico, possa contribuir para o desenvolvimento de projetos pedagógicos cujos fundamentos e princípios básicos se pautem na educação contextualizada, emancipadora e problematizadora.

Biografia do Autor

Enio Serra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 850 Bloco C Ap. 1003, CEP 20540-004, Rio de Janeiro.

E-mail: enio.serra@gmail.com

Downloads

Publicado

07-11-2019

Edição

Seção

Artigos