OUTRAS IMAGINAÇÕES ESPACIAIS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Geografia escolar, imaginações espaciais, multiplicidade

Resumo

Quantas Geografias existem nos diferentes contextos escolares? Partindo desta questão e de alguns encontros (e incômodos) ocorridos durante minha trajetória profissional, procuro, neste texto, afirmar a necessidade de tensionar a Geografia escolar problematizando a compreensão sobre o espaço que fundamenta grande parte das concepções e práticas pedagógicas presentes neste campo. A partir de experiências de pesquisa – sobretudo em escolas de fronteira e em escolas indígenas – bem como na formação de professores de Geografia, foram percebidos a insuficiência e os limites das abordagens e discussões geralmente centradas nos conteúdos, conceitos e referenciais teórico-metodológicos. Assim, aponta-se para a necessidade de se pensar o espaço pela perspectiva da multiplicidade e a possibilidade de, nas escolas, considerar e valorizar outras imaginações espaciais mais próximas das vivências, experiências e racionalidades dos diferentes sujeitos. Argumento em defesa de uma Geografia escolar que esteja atenta às múltiplas trajetórias que constituem as diferentes Geografias do espaço escolar, o que pressupõe considerar outras concepções de mundo, de espaço, de tempo e, portanto, outras epistemes e outras imaginac?ões espaciais.

Biografia do Autor

Flaviana Gasparotti Nunes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente (2004). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e na Universidad de Buenos Aires (2017). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realiza pesquisas e orienta trabalhos na área de ensino de Geografia e formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa “(Geo)grafias, Linguagens e Percursos Educativos” e membro da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”.

Endereço: Rod. Dourados-Itahum, Km 12 – Caixa Postal 364 - CEP 79.804-970 – Dourados – MS.

E-mail: flaviananunes@ufgd.edu.br

Downloads

Publicado

30-10-2019

Como Citar

Nunes, F. G. (2019). OUTRAS IMAGINAÇÕES ESPACIAIS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Signos Geográficos, 1, 13. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/60172

Edição

Seção

Artigos