JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: SUJEITOS, ESPAÇOS E SENTIDOS

Autores

Palavras-chave:

jovens, práticas docentes, ensino, Geografia

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa que se dedicou a refletir sobre a categoria juventude e suas relações com o ensino de Geografia. A pesquisa foi orientada pelo objetivo de analisar os sentidos que os jovens alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) atribuem ao ensino de Geografia. Os resultados revelam que os jovens apresentam múltiplas identidades e concebem a escola, a educação e o ensino de Geografia sob distintos aspectos. Quanto ao ensino de Geografia, ficou evidente que os jovens gostam da disciplina e a reconhecem como importante para a compreensão dos problemas cotidianos. Percebe-se que a vivência cotidiana dos jovens oferece uma variedade de temas que podem ser trabalhados nas aulas de Geografia e que é necessário avançar neste tipo de pesquisa, pois as mudanças ocorridas, a partir da reforma do ensino médio, impõem novos caminhos tanto para os professores como para os alunos e compreendê-los é fundamental para desvendá-los.

Biografia do Autor

Shirley Alves Viana Vanderlei, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Psicopedagogia pela Eadcon, graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é Pedagoga/Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO.

Endereço postal: Av: Tocantins, Loteamento Mãe Dedé, Jardim América – CEP: 77.500-000, Porto Nacional – TO

E-mail: shirleyviana@ifto.edu.br

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Geografia pela UNESP Presidente Prudente, graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) da Universidade Federal do Tocantins Câmpus Porto Nacional, e, coordenadora do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) na mesma universidade.

Endereço postal: 206 Sul, Alameda 12, Lt 8 – Edifício Napoli, ap. 504 – CEP: 77020-528 – Palmas - TO

E-mail: carolinamachado@uft.edu.br

Downloads

Publicado

17-10-2019

Edição

Seção

Artigos